Os negócios, mais do que qualquer outra área, envolvem lidar constantemente com o futuro, um cálculo contínuo, um exercício instintivo de presciência. — HENRY R. LUCE, EDITOR E FUNDADOR DA TIME INC.
Digamos que você decida largar seu emprego de 50 mil dólares ao ano para abrir um negócio. Abrir o negócio certamente terá seus custos, mas também lhe custará os 50 mil dólares que você poderia ganhar se continuasse no emprego.
O Custo de Oportunidade é o valor do qual você está abrindo mão ao tomar uma Decisão. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo — não podemos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo ou gastar simultaneamente o mesmo dólar em duas coisas diferentes.
Sempre que investe tempo, energia ou recursos, você está implicitamente escolhendo não investir esse tempo, energia ou recursos de qualquer outra maneira. O valor que poderia ter sido criado pela sua segunda melhor alternativa é o Custo de Oportunidade dessa decisão.
O Custo de Oportunidade é importante porque sempre há outras opções. Se você estiver trabalhando em uma empresa que lhe paga 30 mil dólares ao ano e tem a opção de trabalhar em uma empresa que paga 200 mil pelo mesmo trabalho, por que ficaria na empresa atual? Se você estiver pagando aos seus empregados ou fornecedores menos do que eles poderiam ganhar em outro lugar pelo mesmo trabalho, por que eles trabalhariam para você? Se os seus clientes puderem gastar 20 dólares para comprar algo pelo qual você está cobrando 200, por que eles comprariam de você?
O Custo de Oportunidade é importante porque é oculto. Como veremos adiante, na seção Cegueira da Ausência, os seres humanos têm dificuldade de prestar atenção ao que não está presente. Prestar atenção ao que você está abdicando ao tomar uma Decisão o ajuda a ponderar com precisão todas as suas opções antes de decidir
Mas cuidado para não ficar desnecessariamente obcecado com o Custo de Oportunidade. Se você for um maximizador natural (como eu), é tentador analisar em excesso cada Decisão para se certificar de escolher a melhor opção, o que pode facilmente passar do ponto dos Retornos Decrescentes (que analisaremos mais adiante). Cuidado para não se ver paralisado diante de todas as opções disponíveis — considere apenas o que aparenta ser as melhores alternativas no momento da sua decisão.
Ao manter-se atento aos Custos de Oportunidade das suas decisões, você poderá se beneficiar muito mais dos recursos à sua disposição.
Comments